Supere sua fobia de fogos de artifício e desfrute de momentos festivos sem medo!
top of page
Search
  • Writer's picturegiovannadonno

Supere sua fobia de fogos de artifício e desfrute de momentos festivos sem medo!

Updated: Feb 9



Se você sofre de fobia de fogos de artifício, entende perfeitamente como esse medo intenso pode afetar negativamente sua qualidade de vida. Quantas vezes você teve que fugir de eventos festivos ou se esconder, privando-se de momentos de diversão e celebração? A boa notícia é que você não precisa mais viver refém desse medo paralisante. Existe uma solução comprovada: a terapia EMDR.



O que é uma fobia de fogos de artifício?


A fobia de fogos de artifício é uma condição comum que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Também conhecida como fogofobia, pirotecnofobia ou fonofobia, essa fobia se caracteriza pelo medo intenso e irracional de ruídos altos e súbitos.


Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas incluem sentimentos de ansiedade, pânico, tremores, sudorese, palpitações e náuseas. Muitas pessoas com essa fobia evitam eventos onde há fogos de artifício ou tentam se esconder e se proteger dos ruídos.


Essa fobia pode se desenvolver em qualquer idade, mas é mais comum em crianças e pode persistir na idade adulta. Sua causa pode estar relacionada a uma experiência traumática relacionada a ruídos altos, como uma explosão, um acidente de carro ou uma tempestade. Também pode ser desencadeada por uma predisposição genética ou por outros transtornos de ansiedade.


Como o EMDR pode te ajudar?


A terapia EMDR pode ser a chave para finalmente superar esses traumas e deixá-los no passado. Como especialista em EMDR, estou aqui para ajudá-lo a identificar essas memórias traumáticas. Juntos, vamos explorar essas memórias de uma maneira segura e guiada, e reprocessá-las, para que você não seja mais dominado pelo seu passado.


Não deixe que esse medo continue limitando suas oportunidades de aproveitar a vida ao máximo. Antes de concluir este artigo, gostaria de compartilhar com você o depoimento de uma paciente que autorizou sua divulgação:


"Eu sempre tive um medo inexplicável de alguns barulhos, como fogos de artifícios e bexiga estourando.


Mas durante as sessões de EMDR fui notando a intensidade do incômodo mudar, o pavor virando só um "sustinho" ou até mesmo não sentindo nada de ruim.


O primeiro teste foi colocar bexigas no meu aniversário e não ficar nada ansiosa com a presença delas, nem me incomodar quando elas estouraram.


Depois tive a oportunidade de ir numa festa de Natal em Gramado, que é conhecida pelo seu show pirotécnico com duração de 1h20.


E o que antes seria impossível assistir em paz, sem ficar com as mãos tapando os ouvidos, foi tranquilo, relaxante e bonito de ver.


São pequenas conquistas que o EMDR proporcionou e continua proporcionando, pois percebo que ele tem estimulado pontos que inicialmente nem levei para as sessões.


Graças à técnica e ao trabalho sensível e responsável da Giovanna, novas aventuras são planejadas".



Agende sua sessão de EMDR e dê o primeiro passo para uma vida livre de traumas.







bottom of page