Em temporada de ano novo, muitas pessoas sentem a necessidade dar espaço para o novo e acredito que renovação deve ser um positivo foco de pensamento em 2023. Mas vamos combinar que o ato de renovar não deve ficar só no guarda-roupa, ele também se aplica a saúde mental.
Infelizmente, porém, para muitas pessoas, o passado ganha maior espaço e sai ocupando energia psíquica, o que não permite que o presente seja vivido e o futuro chegue com liberdade de se instalar, trazendo novidades de vida.
Por todos os lados, e até mesmo dentro do consultório, encontro pessoas que estão demasiadamente pesadas com o que carregam do que ficou para trás. O peso emocional é tanto que pensamentos ficam também sobrecarregados, propensos a causar disfunções comportamentais. Isto é, agindo de uma forma que não desejam, mas não conseguem mudar esses padrões disfuncionais.
Abrir mão do passado é um ato de saúde! Até mesmo o nosso cérebro tem a função de renovar e de mudar. A conhecida plasticidade cerebral é um bom exemplo sobre isso, já que quanto mais fizermos novas sinapses por novos caminhos neurais, mais estas conexões irão se expandir. De igual modo funciona a memória em parceria com o sono. Quanto melhor dormimos, nosso cérebro se incumbe de “digerir” as memórias. Conseguimos ser capazes de liberar espaço para que novos aprendizados sejam fixados.
A terapia EMDR estimula o sistema de processamento que o nosso cérebro é capaz de fazer normalmente durante o sono REM. Os pesadelos, por exemplo, podem ser tentativas frustradas de processar essas lembranças. Acredito que para viver o presente e se abrir para o novo precisamos apenas o que traz evolução. Todos nós vivemos histórias tristes e alegres e é com elas que somamos aprendizados que vão construindo maturidade.
Como psicóloga, conheço bem os desperdícios que são causados por uma existência que não consegue se libertar do acúmulo de dores e de sofrimentos psíquicos. Portanto, neste momento de virada de ano, vale usar o prefixo RE: ressignificar, renovar, refazer, reabastecer, redirecionar, ressurgir... Estes verbos terão maiores condições de nos levar rumo ao novo e à esperança de um futuro mais leve e com mais saúde emocional.
Quer começar 2023 livre do passado? entre em contato: atendimento.giovannadonno@gmail.com
Comments