top of page
Search
  • Writer's picturegiovannadonno

Desvendando os Mistérios da Ansiedade: Estratégias de Controle e Terapia EMDR

Updated: Jul 18

Pare por um momento e reflita sobre essas diversas situações. Elas afetam você?


  1. Enviar uma mensagem pelo aplicativo WhatsApp e não receber uma resposta em 5 a 10 minutos deixa você inquieto?

  2. Aguardar por uma resposta sobre um exame de saúde importante, atrasado por uma falha no sistema de entrega, faz você perder a paciência e discutir com a atendente da clínica?

  3. O trânsito caótico, com filas de carros à sua frente e um sinal vermelho prolongado, provoca um acesso de raiva em você?

  4. Após receber um convite para uma festa da empresa, você fica agitado e estressado com a proximidade do evento, sentindo um aperto no peito a cada dia que passa, pensando que vai passar mal quando o dia chegar?


Se todas essas situações o afligem, é hora de fazer um check-up emocional. Mas se quase nenhuma delas abala seu equilíbrio mental, celebre e cuide-se para permanecer assim.


A ansiedade tem chamado a atenção dos estudiosos do comportamento humano e alcançado patamares alarmantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), só no Brasil, cerca de 18,6 milhões de pessoas sofrem de ansiedade, o que nos coloca no topo do ranking mundial de ansiedade.


Além das situações mencionadas, há inúmeras outras que desafiam o controle emocional de cada um de nós. Existem os ansiosos que passam mal antes de uma entrevista de emprego, ao se apresentarem em público ou ao voarem de avião. Tudo pode ser um fator estressante. Resultado: um processo que pode culminar em transtorno de ansiedade.


Mas também é importante destacar que nem sempre a ansiedade tem um motivo específico para o sofrimento emocional. Ela pode ser crônica e surgir sem uma causa aparente.




O que fazer?


  • Mapear quando as crises de ansiedade aparecem.

  • Reconhecer que existe um quadro disfuncional que está prejudicando a rotina diária.

  • Buscar auxílio de um profissional de saúde mental que irá avaliar os graus elevados de ansiedade, conforme o Manual de Classificação de Doenças Mentais, o DSM-IV.

  • Investir em atividades físicas e ações prazerosas que promovem o relaxamento do corpo e da mente.

  • Evitar situações que gerem gatilhos para a ansiedade.

  • A psicoterapia EMDR pode ser muito eficaz para casos de ansiedade.




Comments


bottom of page