top of page
Search
  • Writer's picturegiovannadonno

Saúde emocional para o passado, para o presente e para o futuro

Updated: Feb 9


Como memórias que trazem dores psíquicas e traumas podem ser ressignificadas e substituídas


Já dizia o dramaturgo William Shakespeare: “lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente”. O grande escritor sabia muito bem sobre o que estava falando, do alto de suas inúmeras experiências entre personagens e roteiros de peças de teatro. Ele tinha razão.


E o EMDR só comprova a veracidade desta afirmação sobre o lamentável cultivo de dores do passado que tendem a criar novas dores e impedem que outras histórias de vida sejam escritas. Diante desta estagnação emocional, o fato é que existem milhares de pessoas que sofrem com os traumas do passado, experimentando disfunções em áreas diversas. Ou seja, o indivíduo não consegue fluir de forma natural no tempo, no espaço, em seu desenvolvimento psicossocial. Os danos que foram causados à mente provenientes de um acontecimento ou de vários episódios do passado podem ser tão significativos ao ponto de dificultar ou mesmo aniquilar a simples missão de fazer planos para o futuro.


Você conhece uma pessoa que vive presa ao que ocorreu em seu passado e não consegue se desvincular da dor e do estresse que determinado evento gerou? Ela segue no cronômetro da vida, mas não prossegue com a construção evolutiva de sua existência, visto que ainda não consegue lidar com a força das emoções sentidas em algum ponto do passado. E ali ela ancora sua crença limitante de que será quase impossível vislumbrar o futuro sem o permanente medo de que tal ameaça, emoção, sensação de pânico lhe sobrevenham.


Mais uma vez, venho reforçar o valor da abordagem EMDR para o tratamento de traumas como este. Sim, existe solução e uma luz no fim do túnel para tais sofrimentos psíquicos. A terapia Eye Movement Desensitization and Reprocessing (EMDR) tem sido eficaz, pois trabalha com a dessensibilização e o reprocessamento por meio dos movimentos oculares do paciente. Desta forma, é ativada uma estimulação bilateral dos hemisférios cerebrais, o que estabelece conexões entre as redes neurofisiológicas, exatamente onde estão armazenadas as memórias traumáticas e dolorosas.


Minha experiência como psicóloga especializada em EMDR, tenho a profissional satisfação em declarar que é plenamente possível que uma pessoa dessensibilize suas memórias traumáticas, como também reforce suas memórias de superação. Novas âncoras são criadas e um novo conteúdo emocional é ativado para que o indivíduo passe a valorizar o que aconteceu de positivo no passado e não o que foi negativo.


Sem desperdiçar seu presente e seu futuro, uma pessoa é capaz de perceber seu passado como um professor. Mesmo consciente de que existiu dor extrema e sofrimento emocional, ela avança, ressaltando os novos significados positivos que foram instaurados em sua mente por meio da terapia EMDR.


Considere esta possibilidade em sua vida ou para alguém que deseja ajudar. E para destacar ainda mais o valor deste sério e validado tratamento, indico a leitura do livro “Deixando seu passado no passado”, de Francine Shapiro, psicóloga e educadora americana, criadora da terapia EMDR.


Saúde emocional para nosso passado, presente e futuro!


Você deseja ressignificar o seu passado? Entre em contato: atendimento.giovannadonno@gmail.com

Σχόλια


bottom of page