Se existe um momento ideal, certamente é aquele que você verdadeiramente quer mudar e se tornar a versão que você deseja. Durante o primeiro encontro, pergunto o que a pessoa espera da psicoterapia, até mesmo para saber se o que eu estou oferecendo vai de encontro com os desejos do cliente.
Gosto muito de utilizar a metáfora da casa para explicar esse processo. A psicoterapia é igual arrumar uma casa, você pode ter um cômodo para arrumar ou a casa inteira, mas sabemos que arrumar uma cozinha é muito diferente de arrumar um porão.
Costumo dizer para os meus pacientes que em algum momento do processo de psicoterapia será preciso entrar no porão, pois é lá que estão as memórias que não temos coragem de enfrentar, porém, juntos, com cuidado e segurança, vamos nos aproximando dessas questões e arrumando a casa.
Para ficar mais claro, quero compartilhar o depoimento da atriz Sandra Bullock, em uma entrevista para o programa: Red Table Talk. A atriz afirma que um dia começou a pensar: “Sou mãe solo e meu filho só vai absorver de mim medo, trauma e vergonha no momento mais importante da vida dele”.
“Não quero deixar isso para meu lindo filho”, ela continuou. Isso a motivou a procurar ajuda, e foi apresentada à abordagem EMDR. "Eu estava com tanto medo de fazer isso. Eu tinha feito toda essa jornada e isso foi dentro da minha casa"; em 2014, a atriz teve sua casa invadida por um homem quando ela estava sozinha. Ela se trancou no armário e ligou para a polícia, “não fui a mesma depois. Não fiquei mais sozinha desde o dia em que isso aconteceu", afirma.
No início ela acreditava que suas questões estavam relacionadas a essa invasão, porém “de repente, [a terapia passou] para relacionamentos sem segurança, momentos sem segurança da infância. E, quando eu saí disso, percebi que muitas vezes me cerquei de pessoas que não traziam segurança em situações, pois eu estava acostumada com a insegurança", desabafa.
Essa afirmação foi impactante, mas ao mesmo tempo real, pois nosso cérebro é adaptativo e sempre vai buscar se adaptar a qualquer experiência. Quando a situação que te gera insegurança se repete por diversas vezes na sua vida, o seu cérebro registra isso como "normal". Portanto, quando algo diferente ocorre provavelmente vai vir uma vozinha dizendo: "isso está estranho…". O problema é que o estranho pode vir a ser uma relação de segurança, por exemplo, e assim gerar um comportamento auto sabotador.
Uma das formas de tratar comportamentos auto sabotadores e entender como padrões repetitivos afetam nossas vidas é por meio da terapia. Buscar ajuda de um profissional especializado torna-se essencial para aprender a como lidar com os gatilhos emocionais e ter uma melhor qualidade de vida. A terapia EMDR é uma das abordagens que podem ajudar no caminho para a vida plena. Ela consiste em, basicamente, reorganizar nossas memórias, utilizando a capacidade natural do nosso cérebro de ressignificar situações constrangedoras, traumáticas, entre outras.
Se interessou pela EMDR? Entra em contato comigo, estou à disposição para tirar dúvidas e explicar mais sobre a EMDR. atendimento.giovannadonno@gmail.com
Fonte:
https://www.facebook.com/redtabletalk/videos/sandra-bullocks-most-important-role/365400002052876/
https://revistamonet.globo.com/Celebridades/noticia/2021/12/sandra-bullock-desabafa-sobre-trauma-apos-stalker-invadir-sua-casa-nao-fui-mais-mesma-depois-disso.html
Comments